top of page

Ótica Ondulatória – Microscópios e Borboletas

 

 

              Neste texto faremos uma longa viagem para dentro das asas das borboletas, descobriremos segredos incríveis, e aprenderemos um pouco sobre Ótica Ondulatória.

 

              Provavelmente você já segurou uma borboleta pelas asas, e notou que seu dedo ficou coberto com uma espécie de poeira, certo? Por acaso você já se perguntou o que realmente é esta poeira? 

 

             Bem, tudo bem se você não souber, sinceramente, antes de fazer este trabalho eu também não sabia... Mas a resposta é incrível! São escamas! Isso mesmo, borboletas tem escamas nas asas! Esta foto logo abaixo é uma asa de borboleta vista no micrscópio. Fala a verdade, muito legal não acha?

 

             Mas calma aí, nossa viagem não acaba aqui, na verdade, ela está apenas começando. Veja esta asa de borboleta verde ali embaixo.

 

             Bem, vamos dar uma olhadinha mais de perto nela, para isto coloquei ela em um Microscópio Ótico, e agora ligaremos a luz embaixo da asa para que consigamos ver alguma coisa. 

 

            Também acoplei uma Câmera emcima do microscópio, para que vocês também possam ver as imagens. Como vocês podem ver na foto logo aqui embaixo.

 

             Bem, tudo pronto, câmera ligada, luz embaixo da asa verde ligada. Opa!! Pera aí,  porquê a asa esta aparecendo vermelha? Eu juro pra vocês, é a asa verde que está no microscópio!

 

             Poxa vida, que decepção, essa asa verde vista no microscópio ficou vermelha, eu gosto tanto de verde. Mas será que não tem haver com a luz que está batendo na parte de baixo da asa? Vou ligar a luz emcima da asa também para ver o que acontece. 

 

             Olha alí! O nosso verde voltou! Mas ainda tem um monte pontinhos vermelhos..  Será que se eu desligar a luz de baixo da asa eles somem??

 

             Opa!  Não é que somem mesmo! Aí está nossa linda asa verde de borboleta. Mas por que isso acontece? Bem, para responder a esta pergunta vamos precisar de um microscópio que amplie muuuito mais, vamos precisar do que chamamos de Microscópio de Elétrons. Ele recebeu este nome porque ao invés de utilizar luz para que possamos observar um objeto, ele utiliza um feixe de elétrons.

 

             Nesta foto aí emcima vemos um microscópio de elétrons. Mas o que nos interessa neste momento são as asas de borboleta não é mesmo? Bem, nós vamos colocar uma asa de borboleta azul naquele microscópio alí, e por concidência eu tenho uma asa de borboleta azul aí embaixo...

 

             Linda não é mesmo? Bem, se vocês não acharam, eu acho. E eu gostei dos dois lados dela, gostei tanto que vou dar uma olhadinha nos dois lados dela no microscópio de elétrons. Vocês me acompanham? Ótimo, então vamos lá!

 

            Bem, nessa foto aí em cima nós vemos a parte de baixo da asa azul ampliada 250 vezes, mas vamos ampliar mais um pouco...

 

             Ampliada mil vezes....

 

             Ampliada 20 mil vezes! Nossa! A escamas são cheias de buraquinhos! Agora vamos ver o lado azul!

 

             Ampliado 250 vezes...

 

             Ampliado 2500 vezes...

 

            Agora sim... Ampliado 20 mil vezes. Bem, o lado azul é cheio de ondinhas. Como você já viu no nosso site a luz as vezes se comporta como uma onda, e as vezes como uma partícula. Que a luz branca na verdade é a união de todas as cores, e que cada cor de luz tem um comprimento de onda diferente. Bem, o mais interessante, é que o comprimento das ondinhas da escama, da asa da borboleta azul, tem exatamente o mesmo comprimento das ondas de luz amarela! E então é como se a luz amarela encaixasse na asa da borboleta azul. Então a luz branca, menos a luz amarela, sobra? Azul! 

UMA HIPERMÍDIA COMO FERRAMENTA DIDÁTICA PARA

O ENSINO DE CIÊNCIAS

 

Entre em Contato conosco!
 
 
 
Espera-­se que a hipermídia construída possa servir como suporte para o professor da Educação Básica utilizar nas aulas de Ciências. Assim como, que essa favoreça a abordagem de temas de Ciências de forma interdisciplinar nas salas de aula. Por isso, convidam­-se todos os professores e interessados a visitarem o site, assim como utilizá-­lo em suas aulas ou para prepará-­las.
Microscopia IFSC!

 

Este site foi construído na disciplina Projeto Integrador 4 do curso Licenciatura em Fìsica do Instituto federal de Santa Catarina campus Araranguá. 

​​​

© 2014 by Mais Visão. Proudly created with Wix.com

  • s-facebook
  • Twitter Metallic
  • s-linkedin
bottom of page